domingo, 22 de abril de 2012

Como está o foco da sua fotografia?


 Olá meninos e meninas! Hoje vim falar um pouquinho sobre um fator extremamente importante numa boa fotografia: o foco!

      O sucesso de uma boa fotografia, depende muito do fato de a imagem estar em foco ou não. A composição e outros aspectos criativos não vão contar muito se as principais partes da fotografia aparecerem borradas devido a uma falta de ajuste da objetiva. Em muitas câmeras o foco é ajustado automaticamente, em outras, como o caso das Reflex (não sabe o que é isso? click aqui) possuem as duas opções: foco manual e foco automático.

      Mesmo para o foco automático, as câmeras Reflex e a maioria das Semi-profissionais permitem ajustes internos na maneira em que a sua câmera ¨interpreta o foco¨. Isso é muito importante pra se obter o controle das áreas em foco na fotografia.
      Todas as câmeras com foco ajustável dispõem de sistemas que indicam ao fotografo quando a imagem está em foco (no caso da minha canon, pisca uma luz vermelha acompanhada de um aviso sonoro). Há pelo menos cinco tipos e podemos encontrar um ou mais deles combinados nas câmeras.

Nos Modelos digitais:

Auto-focus:
     Disponível nas objetivas AF que trabalham com câmeras eletrônicas. Apresenta modos diferentes de operação, tais como multi, central, pontual ou manual.
Para acionar o auto focus é preciso pressionar levemente o botão disparador, fazendo com que a objetiva se mova sozinha focalizando o elemento escolhido.

Quanto aos ajustes internos, recomendo que você troque o ponto de foco do multi (geralmente essa é a configuração de fábrica) para o ponto de foco mais reduzido como o spot ou central. (região em vermelho na imagem abaixo), isso facilitará na hora de você definir qual área da sua foto você quer que esteja em foco e qual área você quer desfocada. 
Imagem retirada da internet

      Isso é um dos recursos que torna a fotografia interessante, dependendo de como e onde você posiciona o foco da sua objetiva, você força a atenção do observador para algumas partes da cena enquanto outras ficam borradas, isso é chamado de enfoque seletivo.



 Legal, né!? Lembrando é claro, que esse é um dos efeitos criados pelo diafragma, mas é importante que vc tenha o controle total de onde colocará o seu foco, por isso a importância dos ajustes internos e uma correta focalização.


        O foco manual: bom, esse é pra quem quer se aventurar a fazê-lo sem o auxílio da máquina fotográfica. Recomendo pra que tem uma visão perfeita (que não é o meu caso....rsrs). Cansei de tentar ...quando penso que está em foco... não está! E só consigo perceber na tela gigantesca do meu monitor...ou seja, tarde demais para repetir a foto....rsrsr. Por isso caros amigos, vou no AF mesmo!
        IMPORTANTE: jamais tente fazer um foco manualmente se a opção AF da sua objetiva estiver ativa (ligada) porque vc poderá estragar o motor do Auto-Focus, então antes de se arriscar no foco manual desative o AF, ok!?


        Outra coisa importante para um bom foco, é levar em consideração qual a distância mínima que vc deve manter do objeto a ser fotografado (geralmente tem no manual da câmera). Muitas pessoas não sabem dessa limitação e pensam que ao ¨colar¨  a máquina no objeto, a fotografia ficará mais interessante e será possível ¨ver melhor¨ os detalhes.... Resultado,  totalmente o oposto: foto borrada (sem foco), como muitas que vemos por aí na internet.... Esse probleminha seria resolvido se o fotógrafo afastasse um pouquinho a sua câmera do objeto.


    Espero que tenham gostado do post!!


Clicks  e até a próxima!!
Daniele Larri

Em breve um super sorteio para o dia dos namorados...aguardem!

2 comentários:

  1. daniiiiiii!
    qto mais leio seus posts mais sinto que preciso me aprimorar.
    quero um curso de fotografiaaaaa! vivo tirando foto sem saber o q fazer qdo não ficam como eu gostaria...
    rsrsrs.
    querida, estou lendo tuas dicas no trabalho (chh!) doida pra pegar a máquina e testar o foco. rsrsrs.
    olha, cadê vc no meu novo sorteio? tô sentindo sua falta.
    venha participar.
    gde bjo e obrigada pela dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!
      já estou participando do seu sorteio e divulgando aqui no blog e no face!
      Aff.... seria um sonho ganhar uma quadro seu! Sao todos lindos!
      bjos

      Excluir

Obrigado pela visita. Deixe seu comentário !