Hoje venho aqui falar um pouco sobre iniciar na fotografia...
Muita gente pensa que fotografar é um bicho de 7 cabeças, uma coisa super difícil e complicada....e na verdade não é! É claro que para uma fotografia bem feita, é necessário estudar e dominar as técnicas, mas todos nós somos capazes de aprender!
Engana-se muitíssimo quem pensa que é detentor de todo o conhecimento do mundo, que suas fotografias são as melhores do planeta e que é ´altamente qualificado´ (já ouvi pessoas se intitularem assim). Todos temos a capacidade de aprender coisas novas (e é nisso que está a inteligencia humana), e todos estamos aprendendo o tempo todo! Aprendo sobre fotografia todos os dias! Lendo, fotografando, olhando o trabalho de outros fotógrafos, pesquisando na internet, lendo blogs....e etc.
Fico triste ao ver pessoas agirem com egoismo e egocentrismo, e no mundo da fotografia, infelizmente, tem muitos casos assim.....
Por isso criei esse blog, com a ideia de compartilhar, de trocar conhecimentos e somar ideias!
E para os meus queridos amigos (seguidores), sintam-se a vontade para perguntar sobre fotografia, o que souber respondo! O que não souber, pesquiso e tento responder...rsrsr!
Uma coisa importante antes de sair por aí comprando uma máquina fotográfica é ter em mente qual é o seu objetivo ao adquirir a máquina : fotografar por diversão, fotografias caseiras ou fazer disso uma profissão.
Para a fotografia caseira (de qualidade!): você pode optar pelas máquinas ¨semi-profissionais¨ , mas muita atenção, é essencial que essa máquina tenha no seu botão seletor a letrinha ¨M¨ (ou seja função manual);
O quadradinho verde que você vê na imagem é a opção automática da máquina, que a transforma numa ¨saboneteira¨...rsrsrs ou seja uma máquina comum. Acho um grande desperdício de dinheiro comprar uma máquina fotográfica de alto custo e usa-la no automático....por isso, esqueça o verdinho!!
Outra coisa importante é que a máquina possua uma ocular, isso agiliza o trabalho do fotógrafo além de ser comodo em altas luminosidade, pq não tem coisa mais chata que fotografar pelo visor de LCD! Em dias ensolarados não é possível ver nada! Lembre-se que o visor LCD é para ajustar a máquina e ver suas fotos depois do click! (entre aspas, porque os fotógrafos antigos não possuíam esse recurso e fotografavam maravilhosamente bem na época do filme de rolo....rsrsr)
Ultimo fator indispensável a toda máquina: sapata para flash externo!
Parece besteira, mas não é! Chega um momento na vida que vc vai precisar de um flash mais potente, e se sua máquina não tiver essa sapata vc irá odiá-la profundamente....rsrsr Por isso, na hora de comprar uma máquina, não custa ficar atento a esse detalhe, para não se arrepender depois!
Agora vem um fator luxo: se você puder escolher uma máquina ¨semi-profissional¨que tenha a opção de gravar a sua imagem em arquivos RAW, então, maravilha! É bem provável que no inicio vc não utilize esse modo de gravação e sim o famoso JPEG, mas você nunca sabe o dia de amanha....se puder comprar uma máquina com essas funções citadas, vc terá um bom equipamento, com muitas possibilidades!
Bom. minha gente! Espero ter esclarecido algumas questões sobre a aquisição da máquina fotográfica! Falo das máquinas profissionais em outra ocasião, com um post dedicado a ELAS...rsrsrs
Até a próxima!
Clicks!
Daniele
Oie,vim agradecer a visita e dizer q ssa post foi muito util pra mim,quero comprar uma semi profissional, e agora ficacrei mais atenta!!!obrigada pelas dicas!!!
ResponderExcluirja sigo-te,mil bjossss
olá Kira!
ExcluirQue bom que gostou das dicas! Vou fazer outros posts sobre a câmera fotográfica, fica ligada!
bjs Dani
Já estou te seguindo e participando do sorteio!!!
ResponderExcluirVolte sempre!
bjs Daniele
great blog, thanks for all the tips
ResponderExcluirGracias Jorge! Eres siempre bienvenido a mi espacio!
ExcluirSaludos!
Daniele
Adorei as dicas! Gravar a imagem em raw é melhor que jpeg?
ResponderExcluirOI Guerreiro! tudo bem?
ExcluirÉ sim! A gravação em RAW tem mais qualidade que a de Jpeg. Vamos ver se consigo explicar: JPEG é um arquivo compacto. qdo vc manda a sua câmera gravar em JPEG, ela irá selecionar e descartar pixels para comprimir a imagem, com isso vc perde um pouco de definição, mas tem uma imagem compacta, e consequentemente mais leve, guardada no cartão.
Em RAW, a câmera irá guardar a imagem tal qual como foi capturada pelo sensor, sem essa exclusão de pixels, vc terá uma imagem com mais qualidade. O único problema desse tipo de arquivo é que vc terá que abri-lo com um editor de imagem (photoshop ou o editor de imagem que vem com a câmera). Para quem trabalha com a pós produção da imagem, fotografar em RAW é maravilhoso pq vc pode editar a foto sem perder qualidade, e só depois com a foto pronta transformá-la em JPEG. Faça o teste, se sua câmera possui a opção para fotografar em RAW+JPEG, fotografe neste modo e depois compare os resultados. Esclareci? qquer dúvida é só escrever!
Abçs
Daniele
Obrigado! 5*
ExcluirDe nada :)
ExcluirVolte sempre!
Oi querida! já estou te seguindo!
ResponderExcluirGde bjo
Dani
Dani, amei sua visita no meu blog...andei correndo por esses dias, mas não via a hora de passar por aqui e ver as novidades, as dicas foram o máximo...
ResponderExcluirbjs e ótimo final de semana
Dri
oi, dani!
ResponderExcluircá estou eu por aqui de novo.
não vou perder essas chances de aprender um pouquinho. rsrs
essa da nitidez raw, pra mim, foi novidade.
aproveitei para investigar na minha máquina e ela tem tanto essa possibilidade quanto as demais, menos a sapata para o flash :o(
mesmo assim, dá pra muita coisa, não é?
adorei a dica.
um gde bjo e já estou aguardando as próximas aulas. rsrs
Ameiii as dicas, quero mesmo uma semi profissional, acho que no meu caso é suficiente! vou observar bem esses detalhes antes de comprar! Beijos
ResponderExcluirwww.viverbela.com.br
AMEI AS DICAS.....
ResponderExcluirBJS