terça-feira, 6 de março de 2012

Fotografia para todos: Itens importantes na hora de comprar sua máquina fotográfica

   Hoje venho aqui falar um pouco sobre iniciar na fotografia...
   Muita gente pensa que fotografar é um bicho de 7 cabeças, uma coisa super difícil e complicada....e na verdade não é! É claro que para uma fotografia bem feita, é necessário estudar e dominar as técnicas, mas todos nós somos capazes de aprender!
   Engana-se muitíssimo quem pensa que é detentor de todo o conhecimento do mundo, que suas fotografias são as melhores do planeta e que é ´altamente qualificado´ (já ouvi pessoas se intitularem assim). Todos temos a capacidade de aprender coisas novas (e é nisso que está a inteligencia humana), e todos estamos aprendendo o tempo todo! Aprendo sobre fotografia todos os dias! Lendo, fotografando, olhando o trabalho de outros fotógrafos, pesquisando na internet, lendo blogs....e etc.
   Fico triste ao ver pessoas agirem com egoismo e egocentrismo, e no mundo da fotografia, infelizmente, tem muitos casos assim.....
   Por isso criei esse blog, com a ideia de compartilhar, de trocar conhecimentos e somar ideias!
   E para os meus queridos amigos (seguidores), sintam-se a vontade para perguntar sobre fotografia, o que souber respondo! O que não souber, pesquiso e tento responder...rsrsr!
   Uma coisa importante antes de sair por aí comprando uma máquina fotográfica é ter em mente qual é o seu objetivo ao adquirir a máquina : fotografar por diversão, fotografias caseiras ou fazer disso uma profissão. 
   Para a fotografia caseira (de qualidade!): você pode optar pelas máquinas ¨semi-profissionais¨ , mas muita atenção, é essencial que essa máquina tenha no seu botão seletor a letrinha ¨M¨ (ou seja função manual);  


   O quadradinho verde que você vê na imagem é a opção automática da máquina, que a transforma numa ¨saboneteira¨...rsrsrs ou seja uma máquina comum. Acho um grande desperdício de dinheiro comprar uma máquina fotográfica de alto custo e usa-la no automático....por isso, esqueça o verdinho!!

   Outra coisa importante é que a máquina possua uma ocular, isso agiliza o trabalho do fotógrafo além de ser comodo em altas luminosidade, pq não tem coisa mais chata que fotografar pelo visor de LCD! Em dias ensolarados não é possível ver nada! Lembre-se que o visor LCD é para ajustar a máquina e ver suas fotos depois do click! (entre aspas, porque os fotógrafos antigos não possuíam esse recurso e fotografavam maravilhosamente bem na época do filme de rolo....rsrsr)


   Ultimo fator indispensável a toda máquina: sapata para flash externo!
   Parece besteira, mas não é! Chega um momento na vida que vc vai precisar de um flash mais potente, e se sua máquina não tiver essa sapata vc irá odiá-la profundamente....rsrsr Por isso, na hora de comprar uma máquina, não custa ficar atento a esse detalhe, para não se arrepender depois!


   Agora vem um fator luxo: se você puder escolher uma máquina ¨semi-profissional¨que tenha a opção de gravar a sua imagem em arquivos RAW, então, maravilha! É bem provável que no inicio vc não utilize esse modo de gravação e sim o famoso JPEG, mas você nunca sabe o dia de amanha....se puder comprar uma máquina com essas funções citadas, vc terá um bom equipamento, com muitas possibilidades!

   Bom. minha gente! Espero ter esclarecido algumas questões sobre a aquisição da máquina fotográfica! Falo das máquinas profissionais em outra ocasião, com um post dedicado a ELAS...rsrsrs

Até a próxima!
Clicks!
Daniele



14 comentários:

  1. Oie,vim agradecer a visita e dizer q ssa post foi muito util pra mim,quero comprar uma semi profissional, e agora ficacrei mais atenta!!!obrigada pelas dicas!!!
    ja sigo-te,mil bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Kira!
      Que bom que gostou das dicas! Vou fazer outros posts sobre a câmera fotográfica, fica ligada!
      bjs Dani

      Excluir
  2. Já estou te seguindo e participando do sorteio!!!
    Volte sempre!
    bjs Daniele

    ResponderExcluir
  3. great blog, thanks for all the tips

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Jorge! Eres siempre bienvenido a mi espacio!
      Saludos!
      Daniele

      Excluir
  4. Adorei as dicas! Gravar a imagem em raw é melhor que jpeg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Guerreiro! tudo bem?
      É sim! A gravação em RAW tem mais qualidade que a de Jpeg. Vamos ver se consigo explicar: JPEG é um arquivo compacto. qdo vc manda a sua câmera gravar em JPEG, ela irá selecionar e descartar pixels para comprimir a imagem, com isso vc perde um pouco de definição, mas tem uma imagem compacta, e consequentemente mais leve, guardada no cartão.
      Em RAW, a câmera irá guardar a imagem tal qual como foi capturada pelo sensor, sem essa exclusão de pixels, vc terá uma imagem com mais qualidade. O único problema desse tipo de arquivo é que vc terá que abri-lo com um editor de imagem (photoshop ou o editor de imagem que vem com a câmera). Para quem trabalha com a pós produção da imagem, fotografar em RAW é maravilhoso pq vc pode editar a foto sem perder qualidade, e só depois com a foto pronta transformá-la em JPEG. Faça o teste, se sua câmera possui a opção para fotografar em RAW+JPEG, fotografe neste modo e depois compare os resultados. Esclareci? qquer dúvida é só escrever!
      Abçs
      Daniele

      Excluir
  5. Oi querida! já estou te seguindo!
    Gde bjo
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Dani, amei sua visita no meu blog...andei correndo por esses dias, mas não via a hora de passar por aqui e ver as novidades, as dicas foram o máximo...
    bjs e ótimo final de semana
    Dri

    ResponderExcluir
  7. oi, dani!
    cá estou eu por aqui de novo.
    não vou perder essas chances de aprender um pouquinho. rsrs
    essa da nitidez raw, pra mim, foi novidade.
    aproveitei para investigar na minha máquina e ela tem tanto essa possibilidade quanto as demais, menos a sapata para o flash :o(
    mesmo assim, dá pra muita coisa, não é?
    adorei a dica.
    um gde bjo e já estou aguardando as próximas aulas. rsrs

    ResponderExcluir
  8. Ameiii as dicas, quero mesmo uma semi profissional, acho que no meu caso é suficiente! vou observar bem esses detalhes antes de comprar! Beijos

    www.viverbela.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe seu comentário !